Programa

Jovens da Colônia Z-3 participam de curso do programa Start

Cerca de 40 jovens assistiram à formação, que visa à preparação para o mercado de trabalho

A terça-feira começou com mais uma atividade de estímulo e fortalecimento da economia local do programa Bairro Empreendedor da prefeitura de Pelotas. Moradores da Colônia Z-3, primeira localidade a ser beneficiada pela iniciativa, com idades entre 14 e 24 anos, participaram do curso gratuito preparatório para o mercado de trabalho oferecido por meio do programa Start do Pacto pela Paz, no salão paroquial da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. O Start atua para combater a violência, oferecendo oportunidades de capacitação e vagas no mercado de trabalho. A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e entidades parceiras.

Em três horas de encontro, os 40 jovens que compareceram foram orientados sobre como se portar em uma entrevista de emprego. A importância dos estudos, o mercado de trabalho na atualidade e questões sobre empreendedorismo e liderança também foram alguns dos temas abordados. Todos receberam certificado de participação.

Para o coordenador do Start e ministrante do curso, Pablo Salomão, além de preparar os jovens para o mundo do trabalho, a ação também visa desenvolver a autonomia, a confiança e tirá-los da zona de conforto. "Nós queremos estimular o protagonismo e desenvolver o empreendedorismo do jovem", destacou.

Esta foi a primeira ação presencial do programa após o início da pandemia. Todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus foram seguidos, como o uso da máscara de proteção e de álcool para higienização de mãos e superfícies.

Capacitações continuam

As atividades do Bairro Empreendedor seguiram durante a terça-feira, com palestra do Movimento Elas, destinada a preparar as mulheres para o mercado. Uma mobilização dos moradores da Z-3, para participação da programação de hoje, também foi realizada, com visita aos comerciantes.

Os cursos e rodas de conversa previstos na programação são direcionados aos cerca de 30 empreendedores inscritos no programa na comunidade. Entre as atividades programadas, está um almoço com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que vão conversar sobre o Bairro Empreendedor, além dos desafios e oportunidades de empreender. Na sequência, haverá palestra com especialistas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Além das secretarias municipais parceiras, como a de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed) e de Desenvolvimento Rural (SDR), também se somam a essa iniciativa o Sicredi, o Sebrae e o Senac, com oferta de capacitações.

Confira a programação para esta quarta-feira:
- Das 9h às 11h30min - palestra do Sebrae sobre "Empreendedorismo para começar bem";
- 12h _ almoço bate-papo dos empreendedores com a prefeita e o secretário;
- 14h _ palestra "Como ser um Microempreendedor Individual (MEI)", do programa de extensão do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), da UCPel;
- 17h _ palestra do Sicredi "Educação financeira para empreendedores";

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 30 mil pessoas estão com a 2ª dose em atraso em Pelotas Anterior

Mais de 30 mil pessoas estão com a 2ª dose em atraso em Pelotas

Primeiro dia do Enem terá prova de redação Próximo

Primeiro dia do Enem terá prova de redação

Deixe seu comentário